O antigo prédio da escola no bairro Conveima foi condenado pelo CREA, e desativado para qualquer tipo de atividade.
O atual prédio que a escola está sediada localiza-se na Rua Maiquinique, 606, Bairro Kadija a três quilômetros do antigo prédio escolar. A construção é de alvenaria, possuindo dois prédios de dois andares, com muitas escadas, prejudicando a locomoção e a segurança dos alunos e pessoas que lá trabalham. De forma geral o aspecto dos prédios é bom, mas no seu interior possui problemas graves na rede hidráulica, elétrica e de esgotamento sanitário.
As salas de um dos prédios são pequenas no total de seis e do outro de tamanho mediano também no total de seis, a ventilação é deficiente em todas as salas, faz muito calor e o ar não circula adequadamente, a iluminação é adequada.
As salas da administração são bem divididas está no térreo da escola, possui uma secretaria grande, sala de professores, coordenação e direção mediana, a cozinha é muito quente, devido à laje, o deposito de merenda é adequado, mas a escola possui almoxarifados pequenos.
Possuímos também uma sala de leitura, que foi montada pela própria comunidade escolar, com um acervo grande, e já contamos com dois profissionais. No espaço externo e áreas livres temos um pátio que é pequeno, não é coberto, uma quadra que tem grandes dimensões, mas não é dotada de infra-estrutura.
Com relação às instalações sanitárias, as mesmas são adequadas aparentemente, mas os problemas no esgotamento sanitário e hidráulicos da escola os tornam deficitários. A água potável destinada aos alunos é disponibilizada em filtros de barro localizados em todas as salas. Compramos com recurso do caixa escolar dois purificadores de água para elaboração da merenda escolar.
Quinzenalmente os professores planejam e o Projeto “Escola Mais” entra em ação, desenvolvendo várias atividades com os alunos como: arte, xadrez, música, teatro, capoeira, dança.
Os professores organizam atividade extraclasse para que haja uma maior socialização e descontração entre os alunos, trabalhando a questão do coletivo e fazendo com que através do lazer, eles percebam a escola fora dos limites da sala de aula.
A estrutura física da escola requer alguns cuidados, mas a direção com a equipe toda da escola procura desenvolver mecanismos para que o trabalho se torne tranqüilo e seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário