A escola Municipal Maria Santana localiza-se no bairro Kadija, na cidade de Vitória da Conquista, atendendo 530 alunos neste ano de 2010. Entre eles alguns portadores de necessidades especiais, mas que se adequaram ao ambiente da escola, se socializaram e são respeitados pelos outros colegas, desenvolvendo atividades de acordo com a sua condição e possibilidade. Os alunos na sua maioria moram no bairro e outra parte em bairros circunvizinhos.
As famílias são na maioria de baixa renda, baixa escolaridade, sem moradia própria, entre outros fatores. A família nem sempre se faz presente na escola para acompanhamento dos filhos, a não ser quando são requisitadas em reuniões. Boa parte dos estudantes são comunicativos, ativos, apresentando um comportamento razoável. Um bom grupo demonstra atitudes violentas, com indisciplina, mas que são controladas pela direção, coordenação, professores e todo pessoal da escola.
Os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou escolar, em decorrência de questões sociais, familiares, metodológicas. Além da questão da proposta do Ciclo, que com as suas mudanças contribuiu para a defasagem do processo ensino-aprendizagem.
Apesar das dificuldades, as atividades em sala de aula se desenvolvem normalmente, alguns alunos interagem,participam das atividades, enquanto que percebe-se outros com desatenção, brincadeiras e falta de motivação para estudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário