quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Projetos da Escola:

Projeto Amizade:
  1_ Apresentação do Projeto:

Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: Conhecendo o seu corpo, ampliando conceitos de amizades, companheirismo, solidariedade e amor ao próximo além de questões referentes à identidade do aluno como: identidade, família, casa, higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.


     2-  Objetivos

_ Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação social e familiar;
_ Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo e do outro;
_ Valorizar sua vida, os outros, seu meio social e ambiental, seu corpo, sua saúde;


      3 Procedimentos:


       _ Ler textos;

       _ Produzir textos;

       _ Dramatizações;

       _ Pesquisas;

       _ Jogos, brincadeiras;

       _Construção de cartazes;


 4_ Atividades:

_ Textos informativos;               _ Músicas;

_ Pesquisas e jogos;                    _ Recorte;

_ Colagem;                                  _ Desenhos e dobraduras;






        Projeto: “Campanha contra o Bullying”


Objetivos:

_ Valorizar a escola e suas relações;

_ Estimular comportamentos;

_ Compreender a importância de viver harmoniosamente na sociedade;

_ Respeitar as diferenças, eliminando as críticas destrutivas;


Justificativa:


O Bullying é um tema que tem sido discutido cada vez mais em escolas do Brasil e do mundo. O termo compreende vários tipos de agressões entre crianças, jovens e até mesmo entre adultos.
É necessário amadurecer e estruturar a escola para conscientizar que a violência não é a conseqüência apenas de fatores sociais e econômicos, em que pobres luta para superar a morte. A violência transita em todas as camadas sociais.
A escola precisa contribuir de forma significativa para a formação de indivíduos melhores, mais humanos e sociais. Com toda essa proposta, visa realizar um trabalho paralelo as nossas atividades enfatizando as relações sociais e pregando não a violência.

Atividade:


_ Texto Reflexivos;

_ Histórias em Quadrinhos;

_ Poemas e Músicas;

_ Pesquisas;

_ Produção textual;


Avaliação:

Participação ativa dos alunos em todas as atividades.



Projeto: Semana da Pátria


1_ Justificativa:


Percebendo a dificuldade de compreensão da letra do Hino nacional nos momentos cívicos da escola, resolvemos trabalhá-lo de uma maneira detalhada, pois o mesmo representa uma importante fonte de estímulos ao civismo, propiciando assim, o desenvolvimento do senso crítico diante das situações atuais se nosso país, ao mesmo tempo, levando os alunos ao conhecimento da origem e importância do Hino Nacional.


2_ Objetivos:

_ Respeitar o civismo e o senso crítico dos conteúdos propostos pelo Hino Nacional;

_ Identificar os símbolos nacionais;

_ Pesquisar o significado das palavras desconhecidas do Hino Nacional e contextualizá-las;

3_ Desenvolvimento:


_ Apresentação da letra do Hino Nacional;

_ Leitura e interpretação das palavras novas, consultando o dicionário;


4­ Avaliação:

_ Participação dos alunos;                              
_ Tarefas cumpridas;

_ Através do canto do hino nacional pelos alunos do ciclo dois, com independência e compreendendo a letra da música, autor e importância cívica.



Projeto: “O Homem e o meio Ambiente”




Justificativa:

Durante o mês de setembro discutiremos sobre a relação do homem com o meio ambiente, no qual o educando deve assumir o papel de elemento central do processo de ensino-aprendizagem, num processo dinâmico, através do contato, produção e exploração direta de textos diversos, imagens, filmes e outros, para compreender melhor os problemas ambientais e assim poder buscar soluções, sendo preparado como agente  transformador , através do desenvolvimento  de habilidade e formação de atitudes , através  de uma conduta  ética, condizentes  ao exercício da cidadania.
A proposta desse projeto é destacar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o Planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado a destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies, despertando a consciência ecológica.


Objetivos:

_ Valorizar e respeitar a natureza;

_ Identificar paisagem natural e modificada;

_ Reconhecer e analisar a ação do homem na transformação do ambiente;

_ Identificar diferentes espécies de animais;


Avaliação:

Será feita constantemente  no decorrer do Projeto , observando-se  a participação  dos alunos, as suas conversas, as  manifestações de sua criatividade e postura  frente aos problemas ecológicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário